Quick Start
( Resumo do Sistema )
A “filosofia” KISS (Keep It Short & Simple) levada ao extremo?
Bem, Leonardo da Vinci disse, há mais de 500 anos, que
“A simplicidade é o expoente máximo da sofisticação”...
A versão Quick Start usa a mecânica integral de Gesta mas com um foco ainda maior na essência do sistema.
Explicação sucinta de Gesta
Durante uma aventura os personagens são defrontados com DESAFIOS.
Os desafios dividem-se em dois tipos:
TAREFAS (o personagem tenta ultrapassar uma situação) E
CONFRONTOS (o personagem tenta vencer um figurante)
Exemplos de TAREFAS:
Abrir um cadeado sem ter a chave (manusear), saltar o fosso do castelo (acrobacia), detetar vestígios de veneno numa taça (alquimia), ler um pergaminho numa escrita antiga (história), atingir um alvo com um mosquete (tiro).
Exemplos de CONFRONTOS:
Vencer um duelo de espada (esgrima contra
esgrima), passar o portão sem ser detetado pela sentinela (furtividade contra
perspicácia), regatear o preço de uma arma rara no mercado (persuasão contra
persuasão).
Como é que funcionam os DESAFIOS?
Resolução de TARFAS
O Mestre de Jogo indica qual a Perícia mais adequada e qual a DIFiculdade da Tarefa.
O jogador lança 2d6
e soma esse valor ao da Perícia (”caixinha” azul).
Se o resultado final for igual ou superior à
DIFiculdade, o personagem é bem sucedido. Caso contrário, não.
Exemplo: O Mestre de Jogo diz
“Forçar a fechadura da porta requer sucesso num teste à perícia
Manusear com
DIFiculdade 14.”
O jogador verifica qual é a chance na sua perícia Manusear e soma-lhe 2d6.
Se este resultado for igual a 14 ou mais, conseguiu, de outro modo, não.
Resolução de CONFRONTOS
Cada Personagem envolvido no confronto lança 2d6
e soma à Perícia indicada.
O valor mais alto ganha!
Clica no botão acima para ver o
PDF